ICMBIO LANÇA EDITAL PARA AS ELEIÇÕES DO CONSELHO RIO PARANÁ - ILHA GRANDE
O ICMBio libera Edital de convocação para o processo Eletivo do Conselho Unificado da APA Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná e Parque Nacional Ilha Grande.
 
VI FÓRUM DO CORREDOR DO IVAÍ ACONTECERÁ EM QUERÊNCIA DO NORTE
Com foco no Potencial Turístico do Rio Ivaí acontecerá em Querência do Norte o VI Fórum do Corredor do Ivaí no dia 20/04/2018 com início às 13:30.
 
CONSELHOS UNIFICADOS: GESTÃO PARTICIPATIVA
APA FEDERAL DO RIO PARANÁ E PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE FORMARÃO UM CONSELHO UNIFICADO PARA A GESTÃO DA BIODIVERSIDADE
 
+ Veja mais informativos
 
 
A Entidade
Tamanho da letra A+ A- Padrão

O Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná - COMAFEN - foi criado em 1998, poucos meses após a criação da APA Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná em novembro de 1997. Esta entidade surgiu a partir do sentimento de alguns dos municípios pertencentes à APA Federal de que essa unidade de conservação necessitava de cuidado especial além de uma visão diferenciada por parte das entidades públicas. Sendo assim 6 municípios localizados entre as desembocaduras do Rio Paranapanema e Rio Ivaí se uniram e criaram o COMAFEN.

Por ter surgido desse sentimento os trabalhos iniciais do consórcio foram voltados para essa unidade de conservação em específico, porém com o passar dos anos o horizonte de possibilidades foi se mostrando mais amplo e o consórcio começou a assessorar os municípios consorciados em outras questões ambientais também.

Os municípios vizinhos aos consorciados notaram então os benefícios de fazerem parte do consórcio e buscaram a parceria entre os órgãos, sendo que atualmente o COMAFEN conta com um total de 12 municípios consorciados.

A Entidade tem como objetivo representar o conjunto dos Municípios que o integram, em assuntos de interesse comum, perante quaisquer entidades, especialmente junto aos Governos Federal e Estadual e seus respectivos órgãos; planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas à conservação e recuperação dos ecossistemas associados ao Rio Paraná, e promover e acelerar o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental através do zoneamento e gerenciamento da APA, na região compreendida no território dos Municípios consorciados.

 

Definida em seu estatuto como uma personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, o Consórcio é uma entidade que busca o desenvolvimento regional conciliando ações de conservação ambiental e crescimento sustentável dos municípios.

 
 
 
 

  Rua Waldemar Teixeira de Farias, 605
CEP 87950-000
Porto Rico - PR